terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Historico

A história da EMEIF MARIETA CALS é resgatada através depoimentos de populares que fizeram e fazem a história da comunidade local, história marcada por lágrimas e risos, desilusões e esperança, fracassos e vitórias, frutos de como os sujeitos viveram e pensaram sua própria existência, forjando saídas na sobrevivência e construção de uma escola de qualidade.

Os depoimentos são tipos de registros que se referem a uma variedade de manifestações de fala do ser humano, assim construímos nossa escola.

Sua origem veio juntamente com a história da comunidade. No ano de 1973, em meio a uma enchente, famílias de várias comunidades como Vila Cazumba, Pirambu, entre outras que se encontravam alagadas, ficaram sem moradia. Diante da situação da população a Prefeitura Municipal de Fortaleza através da OPEFOR, providenciou o deslocamento para terreno próximo a Messejana. Esse terreno era areado, cheio de mangueiras e palmeiras de coco de babaçu, sendo esta a que deu origem ao nome da comunidade Palmeira.

No ano de 1974, em um estábulo, surge a Escola Comunitária Marieta Cals – nome dado em forma de homenagear a esposa do governador da época, César Cals.

Iniciou-se as aulas em 20 de agosto de 1974, funcionando apenas 5 classes de primeira e 5 de segunda séries. Tendo como primeiras educadoras Maria do Socorro Serpa Claúdio,Vânia Cordeiro e Liduina Maciel.

No seu segundo ano de funcionamento foi ampliada para nove salas. A partir de abril foi implantada a merenda escolar. Devido as instalações precárias foi ameaçada de ser fechada. A comunidade reagiu e conseguiu ajuda do Lions Clube de fortaleza e Fátima.

Recebeu autorização para funcionar do C.E.E. em 24 de fevereiro de 1984.

Em 1991 surge o Marietinha com a educação infantil e com a intenção de atender a demanda criou-se o horário intermediário.

Após 27 anos de luta da comunidade escolar surge,em 2000, um novo prédio, construído a partir do Mercado de Cereais e Legumes da Comunidade.

Hoje está situada a Avenida Val Paraíso, 160, dispondo de 13 salas de aulas, sala de informática, sala multifuncional, sala de vídeo, biblioteca, secretaria, sala de direção, sala de professores,, depósito de merenda, almoxarifado,,arquivo, cantina, rádio escola, 6 banheiros, depósito de material de consumo, pátio coberto, quadra de esporte, estacionamento e área livre.

Hoje temos aproximadamente 1500 alunos distribuídos em três turnos, de 3º ao 9º ano, EJAS I ,II e III, cerca de 50 professores e 20 funcionários.

Esta escola ao longo de sua história recebeu várias nomenclaturas como: Escola Comunitária Marieta Cals, Escola de 1º Grau Marieta Cals, Escola Municipa Dona Marieta Cals, e hoje pelo decreto Nº 11825 de 31 de maio de 2005 chama-se Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Marieta Cals.

A escola desenvolve os Programas Mais Educação e Escola Aberta bem como os projetos de Robótica Educativa – LEGO, Rádio escola em parceria com a ONG Cata vento, Jornal escolar (Primeiras letras e Fala Escola), Projeto TONOMUNDO(Informática Educativa) em parceria co o Instituto OI e USP e Prevenção nas escolas em parceria com a Secretaria de Saúde.